sábado, 20 de setembro de 2008
III semana a distância - Atividade 1: Leitura online (p.75)
a) Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/, vá ao link “educação inovadora” e leia o texto Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, do professor José Manuel Moran.
b) Depois da leitura, produza um texto destacando os pontos mais relevantes abordados pelo autor.
c) Salve o texto em sua pasta/portfólio e socialize-o aqui neste espaço.
Boa leitura!
Socorro Souza
b) Depois da leitura, produza um texto destacando os pontos mais relevantes abordados pelo autor.
c) Salve o texto em sua pasta/portfólio e socialize-o aqui neste espaço.
Boa leitura!
Socorro Souza
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Texto: ‘ Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias”
Através do texto, o autor Moran nos remete a uma reflexão vertical do uso das tecnologias no campo pedagógico. Alguns pontos são elencados como forma de promover uma análise, além disso, um paralelo entre esses dois momentos da prática pedagógica. O que é mais perceptível, é a forma pela qual o modo de ensinar e aprender se apresentam, posso aqui destacar aspectos do tipo: aulas desmotivadas, restrições dos espaços para o ensino e aprendizagem, ausência de experimentos por falta de recursos adequados.
Com a implantação das novas tecnologias no campo educacional, ou seja; essas novas formas inovadoras de ensinar e aprender, nasce o convite para fazer o diferencial pedagógico, partindo para uma prática mais moderna, visto que, os instrumentos tecnológicos nos propicia uma nova visão na maneira de ensinar e essas práticas antigas, vão sendo deixadas no passado, dando vida a outros modos metodológicos, assim sendo, as aulas passarão a ser mais motivadas em que os aprendentes terão mais oportunidades de ampliarem seus conhecimentos, através de laboratórios conectados , internet como forma de buscar os novos conhecimentos, ambientes virtuaisa para troca de experiências on line, entre outras vantagens.
Entende-se que essa nova era do uso da tecnologia nos espaços pedagógicos, é um grande desafio para as escolas e universidades em geral, mas é de fundamental importância resignificar o planejamento curricular, integrando-o aos novos recursos, só
assim, talvés um dia a educação seja verdadeiramente de qualidade, esse é o meu desejo.
Abraços,
Texto:"Os novos espacos de atuação do educador com as tecnologias"
Autor: Moran
Com base no texto de Moran, percebe-se que a internet e as novas tecnologias inseridas à educação tem dimensões mais profundas, não se trata apenas de equipar e informatizar as universidades e as escolas. Elas (internet e tecnologia) estão trazendo novos desafios pedagógicos para essas instituições. Por isso, é preciso pensar no uso das tecnologias e da internet sob uma ótica transformadora e inovadora, analisando seu uso tanto para o processo ensino-aprendizagem, como, para a educação de modo geral.
Outro ponto relevante no texto é a questão do espaço, o qual é de fundamental importância para os novos desafios tanto pedagógicos, com, tecnológicos.Segundo, Moran: " O professor, em qualquer curso presencial, precisa hoje aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora".
Uma vez constatada esta necessidade de mudança, mobilizar profissionais da educação para o uso consciente e eficaz dos novos recursos tecnológicos e da internet implantados nas instituições educacionais é um processo que necessita discussões, reflexões e amadurecimento das idéias discutidas.
Dalvani Rodrigues
O autor do texto “Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias¨, José Manuel Moran, fala da importância de uma educação inovadora.
Antes das novas tecnologias, o professor se restringia somente ao espaço da sala de aula. Trabalhando somente a teoria. Agora ele precisa gerenciar outras atividades á distância, visitas técnicas, entre outros. Precisa flexibilizar o tempo de estada em sala de aula e incrementar outros espaços e tempos de aprendizagem.
O primeiro espaço é uma nova sala equipada e com atividades diferentes; o segundo, um laboratório conectado a internet, onde serão desenvolvidas atividades de pesquisa e de domínio das tecnologias; e o terceiro espaço, é a criaçao de ambientes virtuais de aprendizagem conectados a internet, aqui eles irão aprender juntos a distancia e, o quarto espaço é tempos de contatos com a realidade de experimentação e de inserção em ambients profissionais e informais.
Os recursos tecnológicos repercutem de forma inovadora no processo ensino-aprendizagem, com a utilização da Internet e de outras tecnologias, surge novos desafios para nós educadores e para a classe de estudantes.
Ambos tem acesso a multiplas informações visões diferentes de mundo. Precisamos repensar nossa prática, procurar nos aperfeiçoar, analisar todo o processo onde envolve o reaprender a ensinar. Os professores precisam aprender a gerenciar os espaços e a integrá-los de forma aberta equilibrada e inovadora, realizar atividade diferentes, desenvolver projetos que viabilizem ampliar seus conhecimentos, ampliando seus conteúdos aos modernos meios tecnológicos.
Mas vejo que há um impasse nesse contexto, no repensar de nossa valorização profissional, pois não adianta nos utilizarmos de recursos tecnológicos, multimídia se não estamos motivados e bem remunerados e com formação pedagógica atualizada.
È um grande desafio pra o educador ir pra uma sala de aula de hoje.As novas tecnologias e a Internet têm disponibilizado uma infinidade de informaçoes a essa nova geração. Isso se constitui um dos motivos responsáveis pela motonia nas aulas expositivas, visto que aula com muitas informações e já está inserido nesse mundo de novidades da era tecnológica.
Faze-se necessário uma mudança no aparelhamento das salas de aulas para que professores e alunos possam inetrarir de igual para igual. Entretanto, vale salientar, o professor já mais será substituido.Temos que compreender que o computador deve ser usado como ferramenta de apoio ao professror e ao aluno.Apesar da Internet nos dá as condições necessárias de aprendermos de várias meneira, a escola continuará sendo o principal ambiente para o ensino-aprendizagem.
Um ponto muito importante, na aplicação dos esapços de ensino-aprendizagem, é o espaço de uma nova sala de aula equipada e com atividades diferentes. Isso oferecerá condições dignas de pesquisa e apresentação de trabalhos a professores e alunos.
Pra somar com essa infra-estrutura, também, é interessante o relato de experiências contadas por professores ou alunos, entrevistas, DVDS, curso virtual.
Todo esse processo de inovação merece a nossa atenção e bastante preparo, pois como educadores precisamos aprender a gernciar as novas tecnologias para podermos integrá-las de forma clara e equilibrada.
Uma nova sala - Informática
José Manuel Moran nos mosta o quanto a tecnológia abre novos espaços para os educadores trabalharem com atividades diferentes.
Sabemos que os nossos professores antes trabalhavam somente com espaço sala de aula. Mas para que essas aulas venha se tornar atrativa necessitavamos de outras atividades onde conduzisse o aluno a se sentir útil. Atualmente contamos com um espaço a mais que é nosso laboratorio de informática conectada a internet onde os professores elaboram e planejam com flexibilidade o curriculo para arrumar espaços tempos para desenvolverem atividades de pesquisas, coletivas até mesmo visita ao seu Orkut. Pois essas atividades virtual quando integrada de forma criativa e inovadora trazem bons sucessos para a educação.
Lucia Aires
Resumo
Hoje contamos com desafios pedagógicos na educação partindo de tecnologias, por isso nós educadores precisamos aprender a lhe dar com as novas tecnologias, de uma forma que possamos integrar essas diversidades no nosso cotidiano. Sendo assim em primeira instancia devemos usufruir de uma sala de aula equipada para assim realizarmos as atividades com melhor êxito e também podermos desenvolver o trabalho de pesquisa na internet para melhor domínio tecnológico. Sendo assim uma das tarefas mais importante da educação hoje é planejar a flexibilidade no currículo de cada curso, seja ele superior ou escolas, facilitando assim o tempo e aprendizagem virtual a longa distancia mais criativa e inovadora, nesse espaço de tempo.
Josycleide
No texto de Moran, percebemos o retrato da educação em nosso país. Cada vez mais as famílias atribuem à escola o papel de educar e formar o cidadão para a sociedade. Mas sabemos que essa atribuição é responsabilidade da família, escola e grupo social no qual o indivíduo estar inserido.
A escola deve repensar a sua prática no que diz respeito a educação intelectual, Procurar formar o indivíduo para a vida, redefenindo valores, contribuindo para que o cidadão possa fazer escolhas e se realize em âmbitos pessoal,profissional e emocional.
No texto de Moran, percebemos o retrato da educação em nosso país. Cada vez mais as famílias atribuem à escola o papel de educar e formar o cidadão para a sociedade. Mas sabemos que essa atribuição é responsabilidade da família, escola e grupo social no qual o indivíduo estar inserido.
A escola deve repensar a sua prática no que diz respeito a educação intelectual, Procurar formar o indivíduo para a vida, redefenindo valores, contribuindo para que o cidadão possa fazer escolhas e se realize em âmbitos pessoal,profissional e emocional.
Baseado nas palavras do autor observei que hoje com as novas tecnologias, os avanços dos computadores e com os recursos tecnológicos disponíveis pela a internet, veio para abrir novos horizontes para o uso pedagógicos. Os educadores que busca qualificar o ensino e aprendizagem, com o uso da internet podemos desenvolver atividade interessantes, e assim buscando soluções para os desafios que vem surgindo. O professor se sente mais estimulado e vem a refletir os métodos de ensino fazendo parte de sua prática docente.
Rosimey F da Silva
A Internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Os professores, em qualquer curso presencial, precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula melhor equipada e com atividades diferentes. Em alguns momentos o professor leva seus alunos ao laboratório conectado à Internet para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio das tecnologias. Estas atividades se ampliam a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à Internet, o que permite diminuir o número de aulas e continuar aprendendo juntos a distância. Os cursos precisam prever espaços e tempos de contato com a realidade, de experimentação e de inserção em ambientes profissionais e informais em todas as matérias e ao longo de todos os anos. Uma das tarefas mais importantes das universidades, escolas e secretarias de educação hoje é planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo de presença física em sala de aula e o tempo de aprendizagem virtual e como integrar de forma criativa e inovadora esses espaços e tempos.
Moran, no seu texto Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, destaca aspectos bem interessantes com relação à inserção das TICs no processo educativo formal.
Para o novo profissional, as formas de ensinar e aprender atuais já não estão mais respondendo às exigências do mundo moderno. A presença das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação - abre um novo horizonte de possibilidades para a educação.
O desafio é, pois, aprender como integrar essas tecnologias na realidade da escola que temos. Para isso, uma mudança em vários setores faz-se imprescindível. A saber: um conceito mais amplo de sala de aula, como um espaço com mais recursos e mais diversificada. E isso inclui todos os espaços onde o aluno interage e constrói aprendizagem, desde o laboratório com computadores interligados à rede, até os diferentes ambientes virtuais de aprendizagem (bate-papo, fórum, lista de discussão etc.). Diante deste fato, o currículo também sofre modificações. A visão de que o aprender dá-se não somente na escola, mas em todos os espaços sociais por onde o aprendiz trafega também tem que ser adotada pelos professores.
O aluno tem acesso diariamente a milhares de informação. À escola cabe criar estratégias de organização dessas informações e orientar sobre como transformá-las em conhecimento útil para a vida do educando.
Zoraneide Fernandes
Postar um comentário